ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Juntos por um Ensino de Qualidade para Todos!

Governo de São Tomé e Príncipe

MEES - Ministério da Educação e Ensino Superior da República de São Tomé e Príncipe

logoMEES.png
 
72960076_2455950764525009_87439264525099

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Seja Responsável. Juntos vamos parar o Coronavírus

Aceda ao nosso Plano de Saúde face à Pandemia Covid19

 
10984137_814947041922045_846080956707491

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

We're building a new Unicef.org.

UNICEF works in over 190 countries and territories to protect the rights of every child.

 
OIP-1.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Temos por missão  apoiar a economia e promover o desenvolvimento económico e social, as prioridades continuam a ser a melhoria da qualidade dos serviços financeiros, a diversificação dos produtos e serviços, a obtenção de níveis razoáveis de rendibilidade, solvência e de riscos, de forma a melhorar a resiliência aos choques internos e externos.

O Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe (BISTP) tornou-se o primeiro banco comercial privado a abrir as suas portas em S. Tomé e Príncipe, a 3 de Março de 1993.
A partir de 1992, o Governo iniciou a implementação da reforma do sector financeiro, criando um sistema bancário de dois níveis, separando as vertentes comercial e de supervisão, que vinham sendo desempenhadas pelo Banco Nacional de S. Tomé e Príncipe - BNSTP, desde 1976, tendo o BNSTP dado lugar ao Banco Central de São Tomé e Príncipe passando, assim, a partir de 1992, a assumir apenas as funções de Banco Central.
Nos períodos 1993-1996 e 2001-2003 o BISTP foi o único banco comercial privado a operar em S. Tomé e Príncipe.

 
th.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Our Mission is to end Extreme Poverty. To promote Shared Prosperity.

With 189 member countries, staff from more than 170 countries, and offices in over 130 locations, the World Bank Group is a unique global partnership: five institutions working for sustainable solutions that reduce poverty and build shared prosperity in developing countries.

 
i008294.png

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

"O Governo da República Portuguesa é um dos quatro órgãos de soberania da República Portuguesa. De acordo com a Constituição da República, é o órgão de condução da política geral do país e o órgão superior da administração pública. Não emana de eleição direta dos eleitores em eleição legislativa mas sim de nomeação presidencial, embora necessite de apoio maioritário da assembleia da república. O Governo responde perante o Presidente da República e a Assembleia da República."(...) in Wikipedia

São Tomé e Príncipe e Portugal reforçam cooperação na área judicial...

Portugueses poderão deslocar-se a São Tomé e Príncipe para assessorar o País na área de “inspecção, no dia-a-dia dos Tribunais e de tudo mais, inclusive na formação e na informatização [dos Tribunais]”. (in STP Press)

 
logo.png

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

A promover a Língua e a Cultura Portuguesa no estrangeiro desde 1992

No domínio da Cooperação, o Camões, I. P., tem por missão propor e executar a política da Cooperação Portuguesa e coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na execução daquela política.

 
OIP.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Bem-vindos a uma instituição que aposta no ensino de qualidade e excelência e na sua afirmação no espaço nacional, europeu e internacional.

O protocolo, assinado em 2015 no âmbito de uma visita dos presidentes dos três institutos politécnicos portugueses a São Tomé e Príncipe, visa a criação de condições para permitir o reconhecimento de graus académicos atribuídos por cada uma das instituições, bem como a promoção da mobilidade de alunos, docentes, investigadores e funcionários, tendo em vista a participação em ações de formação, de estágio e de investigação com interesse comum para cada uma das quatro instituições.

 
OIP-2.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

A USTP e o IPB celebraram um protocolo que assenta na experiência acumulada no politécnico de Bragança durante os últimos anos para apoiar a criação de centros de investigação em São Tomé e Príncipe. O IPB é um parceiro estratégico da USTP.

Esta cooperação é direcionada para a ligação atlântica, mas também para outras áreas, nomeadamente a agrícola ligada às culturas do cacau e do café, da saúde e da qualidade da via humana.

 
LOGOTIPO_V1.png

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Our Mission is to be a reference in digital teaching at a global level within 5 years

The @Academy is an online training department in Lausanne - Switzerland to meet the current training demand in the context of a digital age - the so-called Fourth Revolution or Revolution 4.0.
Our Mission is to provide students, entrepreneurs and people in general, current content and training activities of excellence, to improve the quality of life of people and companies

 
OIP-1.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

A Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé entregaram ao Instituto Superior de Educação e Comunicação (ISEC) 13 guias de formação inicial, contínua e de diretores, numa sessão onde estiveram presentes mais de 90 professores, diretores e quadros técnicos santomenses.

Para o ISEC – a nova instituição de ensino superior da Universidade de S. Tomé destinada a formação inicial e contínua dos docentes do ensino básico -, os guias são instrumentos fundamentais para a formação de professores e para a melhoria da qualidade do corpo docente, num país em que o grande desafio é a qualidade do ensino e a formação pedagógica do seu corpo docente.
Estes guias foram elaborados no âmbito do projeto de Reforço institucional e qualitativo do ensino básico que teve início em 2012 e que pretendia apoiar e capacitar institucionalmente os serviços do Ministério da Educação no desenvolvimento do ensino básico.

 
OIP-4_edited.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Mais do que pessoas, mobilizamos conhecimento

Ao abrigo da Mobilidade e para satisfazer as necessidades da Diáspora santomense, a parceria entre a USTP e a AULP existe nas áreas de:
Licenciatura em Biologia
Licenciatura Engenharia  Informática
Licenciatura Matemática pura
Licenciatura Matemática aplicada
Licenciatura Química

 
OIP.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

Changing the way, we work, live, play and learn.

Cisco Systems, Inc. is an American multinational technology conglomerate headquartered in San Jose, California, in the center of Silicon Valley. Cisco develops, manufactures and sells networking hardwaresoftwaretelecommunications equipment and other high-technology services and products.[3] Through its numerous acquired subsidiaries, such as OpenDNSWebexJabber and Jasper, Cisco specializes in specific tech markets, such as the Internet of Things (IoT), domain security and energy management. On January 25, 2021, Cisco reincorporated in Delaware.[4]

in Wikipedia

A USTP tem parceria com a Cisco System desde 2010.

 
OIP.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

O Instituto Confúcio da USTP foi criado em 2017 em cooperação com o Governo de São Tomé e Príncipe.

O Instituto Confúcio da USTP tem como missão principal o ensino da língua e da cultura chinesas em STP. O ensino dos 6 níveis oficiais de língua é efetuado por professores chineses certificados e selecionados pelo Hanban, regra geral mediante parecer da universidade chinesa parceira.

O Instituto Confúcio é um parceiro estratégico da USTP na promoção da Língua e Cultura Chinesa. nomeadamente no ensino do Mandarim.

Inaugurado Instituto Confúcio da China na Universidade Pública são-tomense

O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus presidiu a cerimónia de inauguração o Instituto Confúcio da China na Universidade Pública de São Tomé e Príncipe, tendo declarado que  “ investimento na educação transforma a vida das pessoas, o percurso das empresas e o destino do País”.

 
aliança Francesa.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

A São Tomé e Príncipe, l’Alliance française est une association de droit local qui a pour objectif de diffuser la langue française et la culture francophone dans le pays.

Pour cela, elle propose des cours de français, des activités culturelles et un centre de ressources en français. Avec plus de 1000 inscrits à ses cours par an, l’Alliance française est le seul centre de langue française du pays et est reconnue pour son savoir-faire pédagogique. Sa programmation culturelle promeut les artistes santoméens et francophones. L’Alliance française est aussi un lieu de ressources où le public peut consulter la presse, la télévision ou des livres en français...

A Alliance Française  é um parceiro estratégico da USTP na promoção da Língua e Cultura Francesa, uma vez que é a Língua Diplomática do País. 

 
Agencia Nacional de Petroleo São Tomé.jpg

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

The Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP-STP) is part of a larger process aimed at structuring and consolidating institutional organization for management of the oil sector in Sao Tome and Principe. The ANP-STP was created by law No.5 of June 2004. This is a public institution responsible for the management and implementation of government policies in all areas related to hydrocarbons. In addition, it tracks and regulates all economic activities related to the oil industry. 

The ANP-STP operates administrative and financial autonomy with policy guidance from the governing bodies of the country, and in accordance with the laws in force.

A ANP-STP  é um dos principais parceiros estratégicos da USTP.

 
Universidade de Coimbra.png

ACREDITAÇÕES, TUTELAS E PARCERIAS

História da Universidade

UC: Uma marca com história

Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis criava a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Começa a funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, após um período de migração entre estas duas cidades. É no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina. 

Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade foi-se estendendo por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada no século XX com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Pólo, na área das ciências da saúde.

Hoje em dia, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.

Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.

Com uma incontornável herança histórica, a Universidade de Coimbra celebra em 2020 os seus 730 anos. Contando com um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2013 Património Mundial da UNESCO.

A Universidade de Coimbra  é um dos parceiros estratégicos da USTP.